sexta-feira, 1 de junho de 2012

PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS


Com tão vasto assunto, é realmente uma tarefa difícil resumir em algumas centenas de palavras o que considero as idéias mais básicas em que os que buscam uma verdadeira compreensão de si mesmos devem concentrar-se. Vou fazer o que posso através de três princípios fundamentais: Auto-Observação, Definição de Objectivos e Desprendimento.

O objectivo da verdadeira compreensão é provocar uma mudança radical de renascimento no indivíduo. Tal mudança não pode ocorrer sem que primeiro o indivíduo descubra o Eu que deseja mudar. Esta descoberta pode ser feita somente através de uma observação acrítica das suas reações à vida. A soma total destas reações é que define o seu estado individual de consciência, e é seu estado individual de consciência que atrai as situações e circunstâncias de sua vida.

Assim, o ponto de partida, em seu aspecto prático, é a auto-observação, a fim de você possa descobrir as suas reações à vida, reações que formam o seu Eu secreto – que é a causa dos fenômenos da sua vida.

Como Emerson, eu aceito o fato de que "o homem está cercado pela verdadeira imagem de si mesmo. O que ele é, só ele pode ver. " Há uma clara ligação entre o que é externo e o que é interno no homem e é sempre nosso estado interior que atrai nossa vida exterior. Portanto o indivíduo deve sempre começar a partir de si mesmo.

É o nosso próprio Eu que precisa ser mudado.

O homem, em sua cegueira, está bastante satisfeito consigo mesmo, mas sinceramente não gosta das circunstâncias e das situações de sua vida, ignorando que a causa de seu desprazer não está na condição ou na pessoa com quem está descontente, mas em seu próprio ser, do qual ele tanto gosta. Não percebendo que "ele está cercado pela verdadeira imagem de si mesmo" e que "o que ele é, só ele pode ver", ele se choca quando descobre que sempre foi o seu próprio engano que o fez se enganar com as outras pessoas.

A auto-observação revelaria este auto-engano dentro de todos nós e ela precisa ser praticada antes que possa haver qualquer transformação em nós mesmos. Neste momento tente perceber o seu estado interior. A que pensamentos você está se permitindo? Com que sentimentos você está se identificando?

Você precisar se comportar com muito cuidado quando está dentro de si mesmo.


A maioria de nós pensa que é bondoso e amoroso, generoso e tolerante, indulgente e nobre, mas uma observação acrítica de nossas reações à vida irá revelar um Eu que não é nada cordial e afetuoso, generoso e tolerante, indulgente e nobre. E é este Eu que devemos primeiro aceitar e, em seguida, começar a mudar.

Renascer depende de um trabalho interno sobre si mesmo. Ninguém pode renascer sem alterar este Ëu. Toda vez que um conjunto inteiramente novo de comportamentos entra na vida de uma pessoa, uma mudança de consciência ocorre, ocorre um renascimento espiritual.

Tendo descoberto, através de uma observação acrítica de suas reações à vida, um Eu que precisa ser mudado, agora você pode formular um objetivo. Ou seja, você precisa definir o que você gostaria de ser ao invés do que você realmente, em segredo, é. Com este objectivo claramente definido, você deve observar cada uma de suas reações a partir deste objectivo.

A razão disto é que todos vivemos em um estado definido de consciência, que já descrevemos como a soma total de nossa reações à vida. Portanto, definindo um objetivo, você estará definindo um estado de consciência que, como todos os estados de consciência, terá suas reações à vida. Por exemplo: se um boato ou uma observação descuidada causa uma reação numa pessoa ansiosa e nenhuma reação em outra, isto é a prova positiva de que as duas pessoas estão vivendo em dois estados diferentes de consciência.

Se você definir como seu objetivo ser um indivíduo nobre, generoso, seguro e gentil - sabendo que todas as coisas são apenas estados de consciência - você pode facilmente dizer se você está sendo fiel a seu objetivo na vida, simplesmente observando suas reações aos acontecimentos da vida diária. Se você for fiel aos seus ideais, as suas reações estarão em conformidade com o seu objetivo, pois você estará identificado com o seu objetivo e, portanto, estará pensando a partir de seu objetivo. Se suas reações não estiverem em harmonia com seu ideal, é sinal certo de que você está separado de seu ideal e está apenas pensando nele. Assuma que você é o ser adorável que quer ser e observe suas reações ao longo do dia em relação a esta hipótese, pois suas reações irão dizer-lhe em que estado está operando.

É quando o terceiro fundamento - Desapego - entra em cena Tendo descoberto que tudo é um estado de consciência tornado visível e tendo definido o estado particular que quer tornar visível, agora começa a tarefa de ingressar neste estado, pois precisamos nos mover psicologicamente de onde estamos para onde queremos estar.
A proposta de praticar o desapego é nos separarmos de nossas atuais reações à vida e nos unirmos à nosso objetivo na vida. Esta separação interior tem de ser desenvolvida pela prática. No começo parece que não temos o poder de nos separarmos de nossos indesejáveis estados interiores, simplesmente porque temos sempre encarado cada estado de alma e cada reação nossa como natural e nos identificamos com elas.

Quando não temos idéia de que nossas reações são apenas estados de consciência dos quais podemos nos separar, damos voltas e voltas no mesmo círculo de problemas - e não os vemos como estados interiores, mas sim como situações exteriores. É praticando o desapego, ou a separação interna, que podemos escapar do círculo habitual de nossas reações à vida. É por isso que devemos formular um objetivo e ficar em constante comunicação com este objetivo.

O ensinamento começa com a auto-observação e, em segundo lugar, com a pergunta: "O que você quer?" E, então você se ensina o desapego a todos os estados negativos e o apego ao seu objetivo. Este último estado – o apego ao seu objetivo - é conquistado quando você incorpora constantemente a percepção do seu desejo realizado.

Precisamos praticar separar-nos de nossos humores e pensamentos negativos em meio à todos os problemas e catástrofes da vida cotidiana. Ninguém pode ser diferente do que é agora, a menos que comece a se separar de suas reações atuais e se identificar com seu objetivo. Se desprender dos estados negativos e assumir a realização de seu desejo deve ser uma prática constante, em meio à todas as bênçãos e maldições da vida.

O caminho da verdadeira transformação encontra-se no meio de tudo o que está acontecendo na vida. Devemos praticar constantemente a auto-observação, pensando a partir de nosso objetivo e nos descolando de nossos estados de espírito e pensamentos negativos, se quisermos ser praticantes da verdade em vez de meros espectadores.

Pratique estes três fundamentos e você vai subir a níveis mais elevados de consciência. Lembre-se sempre, é seu estado de consciência que atrai sua vida.

Comece a subir!

Neville Goddard

17 comentários:

  1. Adorei o texto e percebo que a maioria de nós somos excessivamente generosos como nós mesmos, achei fantástico quando ele afirma que " Você precisa se comportar com muito cuidado quando está dentro de si mesmo." Isso é fato, não podemos ser nossos próprios carrascos nem também nos tratamos com demasiada benevolência. Muito bacana!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, será que a condições de traduzir também o livro dele chamado O poder do consciente, agradecendo desde já.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Boa noite!
    Por favor, envie para mim todo material de Neville que tiver traduzido. Muito, muito obrigado.
    e-mail para envio: ricardo.grafitinformatica@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com prazer. Deposita u$s 10 no PayPal com o botão "Pagar agora" (por cada texto) a direita, e eu lhe envio o texto em PDF.

      Excluir
  5. Muito grata Claudio e Deus te ilumine mais e paz profunda

    ResponderExcluir