sexta-feira, 14 de abril de 2017

Tudo o que é divino


Na natureza das coisas é impossível para qualquer criança nascida de mulher ficar não-redimido, pois no momento em que diz "Eu sou", ele está proclamando tudo o que é divino em sua carne. Portanto, Deus não pode abandonar o que constitui o "eu" do homem sem se afastar, e isso é impossível. 

As Escrituras ensinam sob a forma de parábolas, e devemos aprender a distinguir entre a parábola contada e sua mensagem. No capítulo 18 do evangelho de Matheus, lemos que ele colocou uma criança no meio deles e disse: "Vede que não desprezeis um destes pequeninos, porque eu vos digo que no céu os seus anjos sempre contemplam a face do meu Pai que está nos céus". A palavra "anjo" significa "um mensageiro; para gerar", e a palavra traduzida "criança" significa um "bebê, um termo de carinho". Aqui encontramos uma criança sempre contemplando a face do Pai que está nos céus e trazendo a sua mensagem, tornando-se o que ele contempla. 

A realidade do homem é simbolizada como a do Filho de Cristo, a semente incorruptível que está sempre contemplando a face do Pai, moldando a realidade do homem na imagem do Pai, para que se torne um com seu Pai. Lançando a sua sombra a um determinado papel, julgamos o papel, sem saber que a criança inocente está fazendo isso enquanto se molda à imagem do Pai. No mundo interpretamos nossos papéis dizendo, sou rico, sou pobre, sou conhecido, sou desconhecido; ainda assim, o inocente Filho de Cristo (esta semente incorruptível) está contemplando a face do perfeito, moldando-se à imagem daquilo que contempla. É meu desejo ver constantemente a verdade com tanta clareza que me torno sua imagem e a compartilho com todos os que quiserem ouvir. 

Não compreendendo os horrores do mundo, o homem pensa que está amaldiçoado e não salvo; mas eu vos digo, todo filho nascido de mulher já é redimido. O ser que é a realidade da criança está se moldando à imagem do Pai e se tornando o que vê. Mas no mundo ele está se lançando nas muitas partes a serem tocadas. No momento ele pode estar fazendo o papel de um homem rico ou talvez um homem pobre. Ainda é livre para escolher ainda outro estado, aplicando o preceito "tudo o que você deseja, acredite que você tem e você terá". Você está sempre moldando-se na imagem do que está vendo, seja neste mundo da morte ou naquele mundo da vida. Mas o seu Filho de Cristo está sempre contemplando a face do seu Pai e moldando-se à sua semelhança, para que você saiba quem você é e diga dentro de si mesmo: "Eu sou Ele!" 

Isso parece fantástico, mas é verdade, pois estou lhe dizendo o que eu sei, não o que estou teorizando ou especulando. Ninguém pode falhar. Deus endureceu o coração de Faraó para que ele não pudesse deixar seu povo ir. Então, dando-lhes golpe após golpe, ele novamente endureceu seu coração - então quem é responsável? A criança está sonhando que é Jó e como ele lança a sua sombra e desempenha as muitas partes. Mas no final você vai entender por que se colocou no inferno, e lhe será dado cem vezes mais do que você tinha antes. 

Você está desempenhando um papel agora, e desempenhou papéis inumeráveis no passado. Muitos de vocês aqui estão desempenhando o último papel, mas cada papel foi para o propósito de moldar você na imagem daquilo que está vendo. Sempre contemplando a imagem perfeita, esperando que você não se desvie dela, se tornará uma imagem da verdade. 

Agora ele diz: "Se você permanecer na minha Palavra, saberá que eu sou a verdade". Você saberá disso quando o filho de Deus o libertar, e quando seu filho o libertar, você estará realmente livre. Entretanto, você está moldando o seu rosto na imagem daquilo que está contemplando. Agora você vê apenas o mundo das sombras, mas se você acreditar em mim e se lembrar de minhas palavras em seus momentos de desespero, elas irão apoiá-lo em seus momentos de dificuldade. 

No oitavo capítulo de Provérbios, a criança diz-nos: "No princípio, quando o Senhor criou o universo, eu estava ao lado dele como uma criancinha, eu era diariamente seu deleite, regozijando-me diante dele sempre: quem me encontra, encontra a vida, quem me falta, se magoa, todos os que me odeiam, amam a morte", porque estão apaixonados por este mundo de morte. 

Quando você vê a consciência, você deve ver os dois relacionamentos: o puro, incondicionado EU SOU, e o condicionado EU SOU. Agora condicionado, estou ciente de ser Neville, um palestrante e professor. Outra condição colocada sobre a consciência pura é a de um banqueiro, um advogado, ou um ladrão. Estes são todos os estados condicionados de ser da criança fundidos em você, e você está atuando sua parte perfeitamente. 

Você não vê aquela criança pequena até o final da peça, momento em que vai segurar essa criança em seus braços e seu sentimento intenso em relação a ele se apresentará na fala. No meu próprio caso, eu disse: "Como está meu querido?" A criança invoca um termo de carinho, pois quando você encontra aquela criança, encontra a vida. Você encontra aquele que estava ao lado do Senhor quando criou o mundo, e você saberá disso. Aquele que me falta, se lastima, e quem me odeia está apaixonado pelo mundo da morte. 

Tudo aqui é mortal, e com o tempo o bilionário deixará seus bilhões e o honrado general deixará suas medalhas. Os bilhões vão decaindo e as medalhas vão manchar. Tudo aqui vai desaparecer e não deixar um traço para trás, mas ele que desempenhou o papel do milionário e o general não podem desaparecer. Ele é aquela criancinha interior, que era um com Deus, e é Deus. Ele é o que vigia e muda a imagem até ser perfeito como o seu Pai no céu é perfeito. Ele está construindo a mesma imagem e quando ela reflete e irradia, você vai encontrar essa criança e falar palavras de carinho para ele. 

A criança é apenas um sinal do seu verdadeiro ser que está se lançando nestes muitos papéis. Lançou-me no papel de um menino pobre, numa família sem fundo intelectual, social ou financeiro. Então ele me trouxe para fora como a imagem perfeita do Pai para eu descobrir meu próprio ser. Essa é a história de todos neste mundo. 

Agora, ele dá-lhe um recosto, dizendo-lhe que, através do ato de assunção, você pode cumprir todos os desejos do seu coração. Sabendo o que você quer, você deve supor que você o tem no mesmo sentido que o Cristo-criança está a supor que é o que está observando. Você deve considerar-se seguro se esse é o seu desejo. Você deve observar você mesmo como saudável se aquilo é o que você quer. Você deve se sentir no estado desejado com a mesma persistência como Cristo em você está se sentindo na imagem do Pai, pois ele nunca se desvia desse desejo. 

Quando você sabe quem você é, vai descobrir que é livre para ser qualquer coisa, ir a qualquer lugar e possuir todos os desejos do seu coração. Você também saberá que, não importa o que você passou, o que está passando ou o que pode passar, você será redimido, pois ele, em você, não hesitará observando a face do Pai. Como Blake disse tão lindamente: "Você verá pelo que eu ensino, que eu não considero o justo ou o perverso estar em um estado supremo, pois são todos estes estados do sono em que a alma pode cair em seus sonhos mortíferos do bem e do mal quando saiu do paraíso seguindo a serpente". 

Era a serpente, o símbolo da vida eterna, quem dizia: "Deus disse que morrerias? Eu te digo que não morrerás, mas serás como Deus, conhecendo o bem e o mal". Comendo da árvore do bem e do mal, você permanece no mundo enquanto se julga outro; mas atrás de sua máscara está o Cristo filho, que está moldando você na imagem do Pai. Se você se encontra em um estado que não gosta, aplique esse princípio e considere que está livre de todas as invasões, sabendo no fundo de sua alma que está vendo o rosto de seu Pai. Quando você o vê pela primeira vez, você não sabe que ele é o Pai. Assim como uma criança conhece seus pais antes de saber que eles são seus pais, você conhecerá Deus antes que você saiba que ele é o Pai, e você conhece o Pai antes que você saiba que ele é você mesmo. É assim que a consciência desperta no mundo. 

O filho do homem vem salvar aqueles que estão perdidos por sua consciência errante. Você simplesmente saiu-se do estado, isso é tudo. Você não está perdido. Quando você diz: "Eu sou" você está dentro, e se movendo em direção ao EU SOU. Sempre nele e dele, você está se movendo em direção a pensar conscientemente de ser o EU SOU. Todo mundo está se movendo em direção ao ser que EU SOU, pois todo mundo está na imaginação, de imaginação, e se movendo para saber conscientemente que ele é todo imaginação. 

Tudo neste mundo convida você a vagar longe do EU SOU. Impelido a acreditar nessa pílula, esta dieta, um homem, você se afasta de sua verdadeira identidade e se perde enquanto sua consciência vaga. Mas isso realmente não importa, porque você não pode ser perdido, uma vez que o filho do homem virá. Ele é aquele em quem o ideal foi realizado. Chamado Jesus, ele é a personificação da semente incorruptível que despertou, brotou, floresceu e deu fruto. E nesse estado você se move para a paternidade quando seu filho Davi revela sua verdadeira identidade. 

Na última noite da aula, tentei esclarecer a minha mensagem, mas havia aqueles que não entendiam, por isso vou repeti-la brevemente agora. A mensagem é simples. Na escritura, a expressão "Cristo" é usada para a raça humana e o humano que alcançou o ideal. A raça humana, com todas as suas gerações e experiências, é personificada como a eterna juventude, Davi. Ora, o ser em quem se realiza o ideal é chamado Jesus, que é Deus Pai, cujo filho é Davi. Todos em quem o ideal é alcançado é Jesus, e no final só existe Jesus, que é o único corpo, um só Espírito, um só Senhor, um só Deus e Pai de todos. Vocês, individualmente, alcançarão o ideal quando forem confrontados por seu filho, que testemunha o fato de que você é Deus Pai. 

Isso pode não ser a coisa mais fácil de entender, mas você insista nisso. Incline-se em esta verdade em tempo de angústia. Isso é o que Paulo quis dizer quando disse: "Considero que os sofrimentos deste tempo presente não valem nada comparados com a glória que deve ser revelada em nós". Paulo nunca duvidou que esta visão celestial fosse a promessa feita por Deus aos pais, mas ele não a explicou. Estou tentando o meu melhor para torná-lo tão claro quanto possível. A soma total de suas experiências neste mundo da humanidade - não importa o quão cruel elas possam ter sido - quando cumpridas, produzem Davi. Assim, no final, você dirá: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem". Neste nível julgamos e condenamos, mas essas partes devem ser desempenhadas por você, um indivíduo, antes que você possa produzir Davi, e quando você vê Davi, você sabe que você é Deus, o Pai e que é Jesus. 

Agora, ele chama um menino e o coloca no meio deles dizendo: "Ninguém despreze um destes, porque eu vos digo que no céu os seus anjos sempre contemplam o rosto de meu Pai, que está nos céus". Por quê? Porque um homem sempre se torna o que seu "eu" vê. Você pode tomar qualquer um e representá-lo para si mesmo como o homem (ou mulher) que você gostaria que ele fosse e, se você não vacilar nessa representação, ele se conformará a ele. Se você quer que alguém seja grande em seu mundo, você deve fazê-lo grande em sua mente primeiro, e tratá-lo dessa maneira manhã, meio-dia e noite. Se você o vê como esse ser, ele não pode falhar, porque ele deve se tornar o que você vê. Mas você não pode vacilar. No momento em que você escuta um rumor, você muda a imagem, e você não pode fazer isso. 

Há muitos anos eu li a história de famosas mães teatrais e seus filhos. Uma era Milton Beryl. Ele era seu único filho e ela construiu seu mundo ao seu redor. Ela iria se juntar ao grupo de meninos jogando bola e dizer-lhes que Milton era a estrela, e tudo o que ela dissese, eles deveriam fazer. Se não o fizessem, ela tiraria a bola e o bastão. A história enumera uma dúzia dessas crianças cujas mães mantinham esse ideal de seus filhos em sua mente. Elas não hesitaram e, portanto, seus filhos não poderiam falhar. Tiveram que se tornar o que sua mãe viu neles. Se uma mãe compara seu filho com outra criança e se encontra a si mesma desejando-o, ela quebrou a imagem. Ela o veria menos do que a outra, mas ela deve vê-la como grande e nunca vacilar em sua imagem dela, se ela realmente quer que ela seja grande. 

Agora, há algo em você que nunca tirou seus olhos da face do Pai e não se desviará até que você seja perfeito. Enquanto isso, ela lança sua sombra e você faz a parte de um vagabundo, uma parte necessária para trazer a imagem em foco. Então lançará outra imagem e ainda outra até que você seja perfeito como seu Pai no céu é perfeito. Mas qual é a realidade de sua carne? "Eu sou." Quando você diz "Eu sou", você está proclamando o que é divino e não pode ser rejeitado a menos que Deus esteja disposto a se perder, pois o "eu" em você é Deus. Portanto, Deus não pode deixar de alcançar seu objetivo predeterminado, que é transformar-se e, eventualmente, tornar-se o Pai. 

Que mistério! Basta pensar, antes que o mundo fosse, você estava predestinado a se tornar seu autor, seu ator e aquele que o apóia e sustenta. Vocês, que têm desempenhado muitas partes horríveis, são Jesus. E quando sua imagem for perfeita, você despertará como aquele que é Deus, o Pai da humanidade. E quando a humanidade estiver reunida em um único ser e projetada, você verá seu filho Davi. Esse é o mistério. 

Qual será o próximo jogo? Eu não sei. Eu só sei que, até que todos tenham despertado, esta peça não está completa. Então, não critique, ou condene, porque - de cima - nós ajudaremos cada ser aqui a voltar para casa. Nós somos os chamados, "aqueles que vieram para salvar os perdidos." Primeiro, buscamo-lo, salvando-o trazendo a consciência errante para a visão do Pai. Agora o meu único desejo é ver a verdade com tanta clareza que me tornei uma testemunha ocular e posso contar minhas experiências exatamente como acontecem comigo. 

Eu não estou pedindo que você pare de dar seu dinheiro à caridade se dar lhe proporciona prazer; mas dar aos pobres e necessitados não vos salvará. Somente o que está em você, cujo rosto está focado no Pai eterno, pode salvá-lo, tornando-se o que ele está contemplando. Como ele vê, ele lança sua sombra. Sabendo que você precisa de uma certa experiência encarnada, ele lança a sua sombra, mas dá-lhe uma almofada, dizendo-lhe que tudo o que você deseja, se você acreditar que você recebeu, você receberá. Você pode agora ser lançado no papel de um pobre homem, mas você não precisa ancorar-se lá, alegando que você não pode se tornar rico. Em vez disso, você pode lançar-se no papel de um homem rico por acreditar que você é rico. Você pode se lançar, conscientemente, em qualquer papel que você deseje expressar enquanto está se moldando na imagem do Pai. 

A Bíblia está repleta de histórias maravilhosas que os estudiosos mal entendem. Como o que eu citei hoje. "Ele colocou a criança no meio deles." Os estudiosos se perguntam quem era a criança e o que aconteceu com ele, pois o lêem como uma história secular e a Bíblia não tem nada a ver com qualquer acontecimento na Terra. Jesus não é um homem da história secular. Ele é um representante de cada homem dentro de quem a semente incorruptível floresceu e deu seu fruto. A ressurreição, o nascimento, a descoberta da Paternidade - todos estes são o fruto que você está levando. 

Não há nada comparável a esta verdade. Se você possuísse o mundo, o que importa se amanhã você morrer e deixar tudo? Qual seria o propósito de viver se não houvesse fim para esta vida mortal? Mas o que estou dizendo é verdade. Você é um ser imortal que não pode morrer. Morto embora o corpo pareça, você, sua realidade, não pode morrer, porque o EU SOU é Deus. Nunca houve outro Deus e nunca haverá outro Deus. 

Você está despertando lentamente para a realização de que você é o Deus que criou tudo e que ninguém é maior do que o outro. Neste mundo, todos tentamos ser melhores do que os outros, mas quando a verdade é revelada, saberemos que há apenas um filho e um só Pai. E, se eu sou o pai de Davi, e você é o pai de Davi, nós não somos um? Então entenderemos o grande Sh'mah: "Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, o Senhor é um". Ele é o Pai único, e não pode ser dois, mas se ele é um pai deve haver um filho para dar testemunho de sua paternidade. Se você tem a mesma experiência que eu, não somos nós? Assim, no final, há apenas um Deus, um Pai e um filho. A pessoa adormeceu e está sonhando esse estado divino, disperso, para o ser. No final, todos nós despertaremos como quem adormeceu, mas não perderemos nossa identidade. Eu amá-lo-ei como um aparente outro, contudo saiba que nós somos um. É um mistério peculiar. Somos todos Deus Pai, porque não há outro ser. Deus primeiro se revela como poder todo-poderoso, depois como "Eu sou" e finalmente como amor infinito, o Pai. 

Então, por que estamos aqui? Blake colocou-lo lindamente: "E por curto espaço somos colocados na Terra para aprender a suportar os raios do amor". No seu estado atual, você não poderia suportar os raios do amor, pois o amor infinito de Deus é puro poder. Vemos o poder usado para ir à Lua, e contemplamos ir a Vênus e Marte, mas o poder de nos levar lá é um rojão comparado ao seu verdadeiro ser que trouxe o mundo a ser e o sustenta. 

Um dia a peça terminará e, não me importa o que um homem tenha feito, ele despertará como Deus. Coloque-se agora, na parte de um pai cujo filho é acusado de um ato horrível. Querendo seu filho, você não quer que ele seja livre? Eu sei o que eu faria. Eu lamentaria que ele tenha feito isso, mas o perdoaria e quereria que ele fosse livre. Leia a história de Davi cuidadosamente e você descobrirá que não há nada que o homem possa fazer que Davi não fez. Ele enviou Urias para a batalha, sabendo que ele seria morto para que Davi pudesse ter Betsabê. Embora tivesse mil mulheres próprias, roubou a mulher de um homem porque queria mais uma; mas ele foi chamado o homem perfeito, o filho do Senhor, "um homem segundo o meu próprio coração, que fará toda a minha vontade". 

Davi não é um homem pequeno nascido de uma mulher. Ele é espírito. Personificado como um jovem eterno, Davi é o resultado de sua jornada para o mundo da morte. Quando o Filho de Cristo, em você, o colocou através de todas as gerações de homens e experimentou tudo o que você concordou no princípio, você é perfeito como seu Pai celestial é perfeito, e você formou Davi, seu filho, para revelar você para si mesmo. O mundo pensa que Jesus Cristo é o filho de Deus, mas eu lhe digo que Jesus é o Senhor. Isso é um mistério. Davi vem no espírito e chama Jesus de "Pai". A humanidade é Cristo, o filho e Jesus é Deus o Pai. 

Eu não posso abrir seu crânio e forçar nele a solução para este mistério. Eu só posso da-lo a você em palavras, mas posso lhe dizer que o dia está chegando quando você vai experimentar minhas palavras. Seu crânio vai explodir e você vai experimentar tudo o que é dito de Jesus Cristo na primeira pessoa, singular, tempo presente. Lançado o papel principal, você saberá que você é Ele, mesmo que você permaneça um ser muito limitado neste mundo da mortalidade. Vocês vieram a este mundo de morte para vencê-lo, trazendo consigo a semente de Cristo incorruptível que está contemplando o Pai, transformando-os à sua imagem. E como o Pai não pode gerar outro, ele está gerando a si mesmo. 

Mas enquanto você está aqui, tome seu preceito maravilhoso e acredite que você pode ter qualquer coisa que você deseja. Não há nenhuma restrição colocada sobre o poder da crença. Não há necessidade de consultar primeiro algum santo homem para ver se você deve ter ou não. Você é o juiz. Escolha o seu desejo e, na medida em que você esteja auto-persuadido que você o tem, você irá buscá-lo. E, porque somos todos um, se for preciso um milhão de pessoas para ajudar o nascimento de sua assunção, eles vão fazê-lo, sem seu conhecimento ou consentimento, pois você não precisa pedir a ninguém para ajudá-lo. Eles vão fazer isso mesmo não sabendo que eles o estão. Tudo que você é chamado a fazer é assumir que você o tem. Uma suposição, embora falsa, se persistiu em vontade solidificará em fatos. Esse é o princípio. 

Por trás desta peça fantástica onde você está despertando como Deus, temos um estado secundário. Nele você pode ser lançado no papel de um homem pobre e precisa de moedas de César para atender suas demandas de impostos, aluguel e alimentação. Assim você pode render a César o que é de César assumindo que você tem o que César exige, e permanecer fiel a essa assunção. Entretanto, outra coisa está acontecendo em ti, que é infinitamente maior do que o mundo de César, pois este mundo chegará ao fim, mas o reino dos céus é para sempre como é eterno. O mundo de César é de morte, mas a imaginação humana é a vida eterna. É a imaginação humana que vai revelar a sua verdadeira identidade quando você for perfeito como seu Pai no céu é perfeito. Então você verá Davi, o sinal que você alcançou o fim da viagem. Tendo desempenhado todos as papéis, você é o conquistador e sua coroa está esperando por você como seu filho revela sua paternidade. Se o Senhor disser a Davi: "Tu és meu filho, hoje te gerei", e Davi te chama de Pai, não és tu o chamado Deus nas Escrituras? 

Parece tão bobo para um homem pequeno, um de bilhões, fazer essas alegações extravagantes, mas elas são verdadeiras. Einstein era um homem de pequena estatura, mas concebeu uma idéia que mudou o pensamento do mundo inteiro. Então Deus, usando a máscara de um homenzinho, leva-a para revelar sua verdadeira identidade, e as palavras do homenzinho, acreditem, mudarão o mundo. 

Então a criança foi trazida e colocada no meio de todos. Não o desprezes, porque ele é o que estava comigo no princípio dos tempos. Quando eu expus as fundações do mundo ele estava ao meu lado como uma criancinha. Ele era diariamente meu deleite, deleitando-se para sempre nos assuntos dos homens. Aquele que o encontra, encontra a vida. Aquele que sente falta dele se fere. Aquele que o odeia, ama a morte. 

A criança é um símbolo de vocês, moldando-se na imagem do Pai. Vocês estão se lançando nesses mundos de sombras e, quando forem perfeitos, irradiarão seu Pai e terão o mesmo selo de sua natureza. Então Davi estará diante de vós, no Espírito, e vos chamará de "Pai". 

Agora, vamos entrar no silêncio.

Neville Goddard 16-06-1969
Traduzido por Cláudio Bianchi
Todos os direitos reservados
Proibido o uso comercial

4 comentários:

  1. Ao ler, enquanto a leitura, nos da um sentimento de PODER forte!
    para mim, é tão real, tão penetrável!
    Penso que para os que não conseguem entender ou acreditar, basta manter o firme desejo do QUERER, pois o acreditar poder vir junto com a materialização do querer, focar, persistir!
    Claudio, muita gratidão por sua dedicação as traduções de Neville, pois preenche minha vida de luz! e acredito que a vida de muitas pessoas!
    Amor, preenchimento é o que sinto!
    Gratidão!!!
    Karla Tucci

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pois a ajuda que você nos dá é imensa. Muito grata eu sou. Beijos

    ResponderExcluir