sábado, 18 de março de 2017

O PODER DA O PODER DA CONSCIÊNCIA - CAPITULO 7

ATITUDE

EXPERIÊNCIAS RECENTEMENTE conduzidas por Merle Lawrence (Princeton) e Adelbert Ames (Dartmouth) no laboratório de psicologia deste último em Hanover, NH, provam que o que você vê quando você olha para algo não depende tanto do que está lá quanto da assunção que você faz quando você olha.

Como o que acreditamos ser o mundo físico "real" é apenas um mundo "assumido", não é de estranhar que essas experiências provem que o que parece ser uma realidade sólida é na verdade o resultado de "expectativas" ou "assunções".

Suas assunções determinam não só o que você vê, mas também o que você faz, pois eles governam todos os seus movimentos conscientes e subconscientes em direção ao cumprimento de si mesmos.

Mais de um século atrás, esta verdade foi afirmada por Emerson como segue:

"Tão plástico e fluido como o mundo nas mãos de Deus, tão plástico e fluido será sempre em resposta a tantos dos seus atributos divinos que trazermos a ele. Para a ignorância e o pecado, é pedra. Estes tem que se adaptar a ele como puderem, mas na medida em que um homem tem em si algo de divino, o firmamento vai fluir para ele e tomar o seu selo e forma ".

Sua assunção é a mão de Deus moldando o firmamento na imagem daquilo que você assume.

A assunção do desejo cumprida é a maré alta que o eleva facilmente fora da barra dos sentidos onde você leva tanto tempo encalhado.

Ele levanta a mente em profecia no pleno sentido correto da palavra; e se você tem essa imaginação controlada e atenção concentrada que é possível alcançar, pode ter certeza que tudo o que sua assunção implica virá a passar.

Quando William Blake escreveu: "O que parece ser, é, para aqueles a quem parece ser" , ele estava apenas repetindo a verdade eterna:

Não há nada impuro por si mesmo; 
Mas para aquele que julga ser impuro, 
para ele é imundo. 
Romanos 14:14

Porque não há nada impuro em si mesmo (ou limpo em si mesmo), você deve assumir o melhor e pensar apenas naquilo que é "amável e de boa fama" [Filipenses 4: 8].

Não é uma percepção superior, mas ignorância desta lei de assunção, se você lê na grandeza dos homens alguma pequenez com que você pode estar familiar - ou em alguma situação ou circunstância uma convicção desfavorável. Sua relação particular com outra situação, influencia sua assunção com respeito a essa outra, e faz você ver nele o que você vê. Se você pode mudar sua opinião sobre o outro, então o que você agora acredita dele não pode ser absolutamente verdadeiro, mas é apenas relativamente verdadeiro. O seguinte é um caso real ilustrando como a lei da assunção funciona:

Um dia, uma figurinista me descreveu suas dificuldades em trabalhar com um proeminente produtor teatral. Ela estava convencida de que ele injustamente criticava e rejeitava seu melhor trabalho e que muitas vezes ele era deliberadamente rude e injusto com ela.

Ao ouvir sua história, eu expliquei que se ela achasse a outra rude e injusta, era um sinal seguro do que ela mesma estava querendo e que não era a produtora, mas ela mesma que precisava de uma nova atitude.

Eu disse a ela que o poder desta lei de assunção e sua aplicação prática só poderia ser descoberta através da experiência, e que só assumindo que a situação já era o que ela queria provaria que ela poderia trazer a mudança desejada.

Seu empregador estava meramente dando testemunho, dizendo a ela por seu comportamento o que era o seu conceito dele.

Sugeri que era muito provável que ela estivesse mantendo conversas com ele em sua mente que estavam cheias de críticas e recriminações.

Não havia dúvida de que ela estava mentalmente discutindo com o produtor, pois outros apenas ecoam o que lhes sussurramos em segredo.

Perguntei-lhe se não era verdade que ela falasse com ele mentalmente, e, em caso afirmativo, como eram aquelas conversas.

Ela confessou que todas as manhãs no caminho para o teatro ela lhe disse exatamente o que ela pensava dele de uma forma que nunca teria ousado falar com ele pessoalmente. A intensidade e força de seus argumentos mentais com ele automaticamente estabeleceram seu comportamento para com ela.

Ela começou a perceber que todos nós continuamos conversas mentais, mas, infelizmente, na maioria das vezes, essas conversas são argumentativas... que só temos de observar o transeunte na rua para provar essa afirmação ... que tantas pessoas estão mentalmente absorvidas em conversas e poucos parecem estar felizes com isso, mas a própria intensidade de seu sentimento deve levá-los rapidamente para o incidente desagradável que eles próprios criaram mentalmente e, portanto, deve agora encontrar.

Quando ela percebeu o que estava fazendo, concordou em mudar sua atitude e viver fielmente essa lei, assumindo que seu trabalho era altamente satisfatório e sua relação com o produtor era muito feliz. Para fazer isso, ela concordou que, antes de ir dormir à noite, em seu caminho para o trabalho, e em outros intervalos durante o dia, ela imaginaria que ele tinha felicitado ela em seus finos desenhos e que ela, por sua vez, agradeceu ele por seus elogios e bondade.

Para seu grande prazer, logo descobriu por si mesma que sua própria atitude era a causa de tudo o que acontecia com ela.

O comportamento de seu empregador milagrosamente inverteu-se. Sua atitude, ecoando como sempre tinha feito, o que ela tinha assumido, agora refletia seu conceito mudado dele.

O que ela fez foi pelo poder de sua imaginação.

Sua assunção persistente influenciou seu comportamento e determinou sua atitude para com ela.

Com o passaporte do desejo nas asas de uma imaginação controlada, ela viajou para o futuro de sua própria experiência predeterminada.

Assim vemos que não são fatos, mas o que criamos em nossa imaginação, que molda nossas vidas, para a maioria dos conflitos do dia são devidos à falta de um pouco de imaginação para lançar o raio fora do nosso próprio olho.

É o exato e o de mente literal que vivem em um mundo fictício.

Como esta designer, por sua imaginação controlada, começou a mudança sutil na mente do seu empregador, assim nós podemos, pelo controle de nossa própria imaginação e sentimento sabiamente dirigido, resolver nossos problemas.

Pela intensidade de sua imaginação e sentimento, a designer lançou uma espécie de encantamento na mente de seu produtor e fez com que ele pensasse que seu generoso elogio se originou com ele.

Muitas vezes, nossos pensamentos mais elaborados e originais são determinados por outro.

"Nunca devemos ter a certeza de que não foi uma mulher que pisou no lagar quem começou aquela sutil mudança na mente dos homens, ou que a paixão não começou na mente de algum pastor, iluminando seus olhos por um momento antes de correr ao seu caminho. " (William Butler Yeats)

Nenhum comentário:

Postar um comentário