sexta-feira, 3 de março de 2017

O PODER DA CONSCIÊNCIA - CAPITULO 3

PODER DE ASSUNÇÃO

A ilusão do homem é sua convicção de que existem outras causas além do seu próprio estado de consciência.

Tudo o que acontece a um homem - tudo o que é feito por ele, tudo o que vem dele - acontece como resultado de seu estado de consciência.

A consciência de um homem é tudo o que ele pensa, deseja e ama, tudo o que ele acredita ser verdade e consente. É por isso que uma mudança de consciência é necessária antes que você possa mudar seu mundo exterior.

A chuva cai como resultado de uma mudança na temperatura nas regiões mais altas da atmosfera, assim, da mesma maneira, uma mudança de circunstância acontece como resultado de uma mudança em seu estado de consciência.

Transforme-se pela renovação de sua mente. [Romanos 12: 2]

Para ser transformado, toda a base de seus pensamentos deve mudar. Mas seus pensamentos não podem mudar a menos que você tenha novas idéias, pois você pensa desde suas idéias.

Toda transformação começa com um intenso e ardente desejo de ser transformado.

O primeiro passo na "renovação da mente" é o desejo.

Você deve querer ser diferente [e pretender ser] antes de começar a mudar a si mesmo.

Então você deve fazer seu futuro sonho um fato presente. Você faz isso assumindo o sentimento do seu desejo cumprido. Ao desejar ser diferente do que você é, você pode criar um ideal da pessoa que você quer ser e assumir que você já é essa pessoa. Se essa suposição é persistida até que ela se torne seu sentimento dominante, a realização de seu ideal é inevitável.

O ideal que você espera alcançar está sempre pronto para uma encarnação, mas a menos que você mesmo o ofereça parentesco humano, é incapaz de nascer.

Portanto, sua atitude deve ser aquela em que ter desejado expressar um estado superior - você só aceitar a tarefa de encarnar esse novo e maior valor de si mesmo.

Ao dar à luz o seu ideal, você deve ter em mente que os métodos de conhecimento mental e espiritual são completamente diferentes.

Este é um ponto que é verdadeiramente entendido por provavelmente não mais do que uma pessoa em um milhão.

Você conhece uma coisa mentalmente olhando para ela de fora, comparando-a com outras coisas, analisando-a e definindo-a [pensando nela]; Enquanto que você pode conhecer uma coisa espiritualmente apenas tornando-se ela [apenas pensando dela].

Você deve ser a coisa em si e não apenas falar sobre isso ou olhar para ela.

Você deve ser como a mariposa em busca de seu ídolo, a chama, que estimulou com verdadeiro desejo, mergulhando de uma vez no fogo sagrado, dobrou suas asas dentro, até que ele se tornou uma cor e uma substância com a chama.

Ele só conhecia a chama que nele queimava,
E só ele podia dizer quem nunca o contará na volta.  
["Bird Parliament", de Farid ud-Din Attar, tr. Por Edward FitzGerald (1889), apud William Ralph Inge, "Fé: Religião Pessoal e a Vida de Devoção"]

Assim como a mariposa em seu desejo de conhecer a chama estava disposta a se destruir, então você deve se tornar uma nova pessoa e estar disposto a morrer para o seu Eu presente.

Você deve estar consciente de estar saudável se você quiser saber o que é a saúde. Você deve estar consciente de estar seguro se você quiser saber o que é a segurança.

Portanto, para encarnar um valor novo e maior de si mesmo, você deve assumir que você já é o que você quer ser e então viver pela fé nesta suposição - que ainda não está encarnada no corpo de sua vida - em confiança que este novo valor ou estado de consciência se encarnará através de sua fidelidade absoluta à suposição de que você é o que você deseja ser.

Isto é o que significa totalidade, o que significa integridade. Significam a submissão de todo o Eu ao sentimento do desejo realizado na certeza de que esse novo estado de consciência é a renovação da mente que transforma.

Não há ordem na natureza correspondente a essa submissão voluntária do Eu ao ideal além do Eu.

Portanto, é o auge da loucura esperar que a encarnação de um novo e maior conceito de eu venha pelo processo evolutivo natural.

O que requer um estado de consciência para produzir seu efeito obviamente não pode ser efetuado sem tal estado de consciência, e em sua capacidade de assumir o sentimento de uma vida maior, de assumir um novo conceito de si mesmo, você possui o que o resto da natureza não possui - imaginação - o instrumento pelo qual você cria seu mundo.
Sua imaginação é o instrumento, o meio pelo qual sua redenção da escravidão, doença e pobreza é efetuada.

Se você se recusa a assumir a responsabilidade da encarnação de um conceito novo e mais elevado de si mesmo, então rejeita os meios, o único meio pelo qual sua redenção - isto é, a realização do seu ideal - pode ser efetuada.

A imaginação é o único poder redentor no universo.

No entanto, sua natureza é tal que é opcional para você se você permanecer no seu conceito atual de si mesmo (um ser faminto ansiando por liberdade, saúde e segurança) ou escolher tornar-se o instrumento de sua própria redenção, imaginando-se como aquele que você quer ser, e assim satisfazer sua fome e redimir-se.

Ó, seja forte então, e corajoso, 
Puro, paciente e verdadeiro; 
O trabalho que é seu não 
Outra mão. 
Para a força para toda a necessidade é 
Fielmente dado 
Da fonte dentro de você - 
O Reino dos Céus.

4 comentários:

  1. Você deve ser a coisa em si e não apenas falar sobre isso ou olhar para ela.
    QUE PODER!

    ResponderExcluir
  2. A imaginação é o único poder redentor do universo... Isso é muito forte. Vira a chave na consciência.

    ResponderExcluir